Vamos falar de Amamentação?
- Daniele Aggio Oyama

- 29 de out. de 2018
- 2 min de leitura
Atualizado: 26 de mar. de 2019
Antes de qualquer condução na amamentação, os profissionais enfermeiros, precisam entender que você e seu bebê são únicos!

Por isso não existe um único estilo de amamentação que sirva para todas as mães e todos os bebês. Existe diferentes posições de amamentação, tradicional, transversal, invertida e a cavalinho. Independente da posição o esvaziamento do seio é necessário para que seja garantido a alimentação adequada do seu bebê evitando possíveis intercorrências com a amamentação. Lembrando que, qualquer posição para amamentação deve ser confortável para a mãe e para o bebê.
Sente-se em uma poltrona ou cadeira confortável, com apoios para os braços e mantenha a coluna reta. Apoie a cabeça do bebê com a mão aberta e com a outra mão, apoie seu peito por baixo, segurando-o em formato de “u”. Leve a boca do bebê delicadamente até o peito. Não há necessidade de inclinar para frente ou arquear as costas. Sempre aproximar o bebê da mama com seu braço. Essa é uma boa posição para ajudar seu bebê a pegar o peito corretamente, pois facilita o posicionamento adequado da cabeça, apoiando o pescoço do bebê entre seus dedos e o polegar.
A posição invertida, pode ser mais confortável para você amamentar no início do pós-parto. Essa posição pode ser mais fácil de manter, pois evita que o peso do bebê fique sobre seu abdômen. Essa posição também facilita a amamentação de bebês prematuros e gemelares.
Amamentar deitado pode?
Não é a minha prática orientar esta posição, pelo risco da mãe adormecer e causar asfixia no bebe. Se você tiver gêmeos, talvez queira amamentá-los separadamente, mas se quiser amamentar ao mesmo tempo, pode adotar a posição invertida, só que com um bebê poiado em cada braço.
Posições de amamentação que devem ser evitadas. Cuidado com certas posições que podem ser prejudiciais para seu bebê, por exemplo:
Não esqueça do conforto e apoio ao seu corpo, o apoio para os pés é uma boa ideia, mesmo que improvisado. Não segure o mamilo ou aréola com os dedos, pois o bebê pode acidentalmente tentar mamar em seus dedos. Se tiver seios grandes, você pode tentar colocar uma toalha enrolada embaixo do seio que usará para amamentar, de modo que o mamilo fique em um ângulo reto em relação à boca de seu bebê.
Troque de seio.
Quando o bebê esvaziar um seio, ofereça o outro, ou comece com o seio que estiver cheio na próxima mamada. Essa dica ajudará a aumentar a produção de leite e a prevenir a mastite.
O relaxamento da mãe auxilia a saída de leite através da mama. .É importante que você relaxe antes e durante a amamentação, pois isso tornará a experiência mais agradável e melhor para você e seu bebê. A amamentação é uma oportunidade maravilhosa de criar laços com seu bebê e, com a pega certa, também será uma experiência prazerosa para você.
A amamentação é uma experiência diferente para cada mulher, muito comum as dificuldades no começo. Por isso a importância em ter uma enfermeira para acompanhar nesta fase evitando danos posteriores a mãe e o bebê.





Comentários